Notícias

Cortinas e Persianas

21/09/2016

Há quem prefira as persianas pela sua praticidade, mas é fato que a cortina de tecido tem um charme todo especial, afinal de contas, ela é a moldura da decoração. Assim, nada melhor do que ficar atento na hora da sua escolha para evitar erros que prejudiquem o visual da casa. E aí muitas dúvidas podem surgir, como tamanho, altura ou tecido. Por isso resolvemos separar aqui algumas dicas super úteis para facilitar sua vida na hora de escolher uma cortina pra sua casa.

1-cortinas-em camadas-quarto-cinza

                                                                                                                                                                               foto: Greg Natale

Meça sua janela e confira as medidas. Confira duas vezes pra ter certeza de que não vai errar. O ideal é que a cortina passe nas laterais e na parte superior pelo menos 15cm. Se a parede onde está a cortina não tem nenhum empecilho para que ela vá até o chão, ela deve ir até o piso. Dessa maneira, elas ficam com um acabamento muito mais sofisticado. Você pode escolher que ela acabe logo ao tocar o piso ou que se arraste um pouco, questão de preferência. Isso também pode ter um pouco a ver com o caimento que você deseja, com o tecido usado e até com o uso da cortina. Se a movimentação for muito grande não é prático que ela fique arrastando.

3-cortinas-cortineiro-quarto

                                                                                                                                                                 foto: Andrew Frost Interiors

Se a cortina não está em um cortineiro embutido ou em um trilho no teto, onde deve ficar o varão?. Em geral, você mede a distância entre o começo do teto e o começo da janela e instala a cortina no meio deste espaço. Mas como nada é regra, há quem ache que, para um teto muito baixo, o melhor mesmo é colocar a cortina o mais alto possível, pois esse truque ajuda a disfarçar a pouca altura teto. Pode acontecer também da distância entre o teto e o início da janela, ou porta, ser muito estreito. Nesse caso, o melhor pode ser colocar a cortina começando no teto para dar um acabamento mais legal.